quinta-feira, 8 de março de 2012

AS CAVES DO PORTO

Está a pensar fazer uma visita ao Porto? Uma boa ideia para passar o dia é conhecer as caves de Vila Nova de Gaia, onde estão armazenadas as garrafas de vinho do Porto. Mesmo se a pessoa não gosta ou não é perita em vinhos, as caves constituem toda uma visita cultural.

Podemos encontrar inúmeras caves em Vila Nova de Gaia, e o bilhete custa entre 3 e 5 euros (para a visita normal) que inclui a prova de dois ou três vinhos do Porto. A visita é guiada através das caves e permitem ver as garrafas e os balseiros onde o vinho envelhece. O vinho do Porto é criado a 100 km da cidade do Porto, na beira do rio Douro. A zona caracteriza-se pelo clima extremo: temperaturas baixas no inverno e altas (por volta de 35-40 graus) no verão. A doçura, principal propriedade do vinho do Porto, é a consequência da adição de aguardente neutra, que trava a fermentaçao da uva. Cada vinho do Porto contém um quinto de aguardente.

Há três tipos de vinho do Porto:
1.Vinho Branco: feito de uva branca, são vinhos jovens que amadurecem nos balseiros por volta de um ano. É o único vinho do Porto que se serve frio. É ideal tanto para aperitivos como sobremesas.
2.Ruby: feito de uva tinta, amadurecem em grandes balseiros. A principal diferença com os vinhos Tawni, é a sua baixa oxidação. São vinhos que se tomam a temperatura ambiente (por volta dos 12-15 graus) e acompanham bem as sobremesas pela sua doçura. O seu nome, Ruby, procede da cor que recebe através do seu amadurecimento nos balseiros.
3.Tawny: feito da mesma uva que o vinho Ruby, podemos destacar o seu amadurecimento en pequenas pipas de 550 litros, após passar 2-3 ano em balseiros. As pipas fazem com que o vinho se torne mais escuro do que o Ruby quando envelhece. O seu sabor é de frutos secos e é perfeito para as sobremesas. Serve-se a temperatura ambiente.

Além disso, existem outras classificações para o vinho do Porto:
Vinho Vintage: São vinhos de anos que, devido às condições do clima, são certificados pelo Instituto do Vinho do Porto como “excepcionais” para a produção de vinho de Porto. Estes vinhos experimentam un processo de envelhecimento excepcional: primero em balseiros, e depois, em garrafas. São o único vinho do Porto que envelhece em garrafas e pode ficar anos assim.
Vinhos Reserva: são vinhos tanto de uva branca como tinta. É produzido a partir de uvas de anos de muita qualidade. Após envelhecer em madeira sete anos, são depois engarrafados para serem consumidos em breve.

A seguir, algumas caves onde podem fazer uma visita: Calem, Sandema, Rozès...(www.cavesvinhodoporto.com), que ficam em Vila Nova de Gaia. Se gostam do vinho do Porto podem acrescentar informação nos seguintes sites:
Instituto do Vinho do Porto: www.ivdp.pt
Rota do Vinho do Porto: www.rvp.pt

Karina Casas Gil

Sem comentários:

Enviar um comentário