domingo, 19 de maio de 2013

ESCAPADA DE UM DIA AO PORTO


Só precisamos roupa e calçado cómodo. Um saco ligeiro com o telemóvel, máquina fotográfica, guardanapos, óculos de sol e carteira.
Apanhamos o comboio na estação de Guixar en Vigo por volta das nove da manhâ. No balcão apanhamos bilhete de ida e volta.
Perto das 11 horas é a chegada à estação de São Bento no Porto. Causa admiração e surpreende a visão das paredes com azulejos de Alcobaça representando feitos heroicos, batalhas entre um rei espanhol e um nobre português. Outros quadros representam a vida agrícola.
Ao sair à esquerda vamos subir uma rua um pouco empinada até chegar à Sé. No adro surpreende a visão do rio Douro e as duas ribeiras. A frente, Vilanova de Gaia e as caves do vinho de Porto.
Passamos pela ponte de Luiz 1. Vamos visitar a famosa cave de Calem que com o nome da cidade deu o topónimo da nação Porto-calem---Portugal.
Pronto, está na hora de provar o famoso vinho e comprar.
Depois há restaurantes agradáveis onde fazer o almoço, e a digestão num barco rabelo a motor pelo rio Douro percorrendo as cinco ou seis pontes que o atravessam.
Descemos na outra ribeira e passeamos até chegar à rua do Carmo, lá na livraria Lello perderemos o tempo sem dar por nada. Voltamos de passeio pela rua de Santa Catarina.
Tomaremos um café e um doce na Brasileira.
Voltamos à estação do comboio passando à frente da Câmara Municipal.
Às vinte horas apanhamos o comboio para Vigo .
Até breve, Porto.

Carmen Rodríguez Pérez

Sem comentários:

Enviar um comentário