sexta-feira, 31 de maio de 2013

PONTE DE LIMA: A Vila mais antiga e florida de Portugal



Eu proponho uma visita a Ponte de Lima, a vila mais antiga e florida de Portugal, no coração do Vale do Lima e paso obrigado no Caminho Português a Santiago.

Uma Vila (pois não quis ser cidade) óptima para pasar um dia agradável , respirando história, cultura, arte, tradições, ambiente….

Podemos dedicar a manhã a dar um passeio pelas ruas, entre imponentes fachadas góticas, maneiristas, barrocas, neoclássicas e oitocentistas. E visitar os teatros, os  museus, e muitos mais edifícios que guardam a enorme cultura que nos oferece a vila em qualquer recanto. 

Temos de atravessar o rio pela ponte que deu nome à vila. Da primitiva, construída pelos romanos, resta um troço na margem direita do Lima. E parar um minuto para desfrutar da vista para o rio da ponte, e as suas águas transparentes, tranquilas no seu percurso pela vila.

E como a gastronomía também é importante,  convido-vos a provar um saboroso arroz de sarrabulho ou um bacalhau de cebolada acompanhado de um vinho verde para recuperar as forças.

O respeito pelo ambiente em Ponte de Lima complementa-se com a sua beleza natural. Assim, na vila e arredores existe um conjunto notável  de jardins que convidam aos passeios e a um descanso relaxante.  À tarde, no parque temático do Arnado, quatro jardins conduzem-nos pela história da arte dos jardins: O jardim Romano, o Labirinto, o Renascença e o Barroco. Ainda na margen direita, os campos do Arnado são mais um aprazível e ajardinado local para os amantes dos espaços verdes, com  um fácil acceso às àguas frescas do rio. 

Na margem esquerda, a avenida dos Plátanos, o Jardim dos Terceiros e o Parque da Guia obrigam a uma nova paragem. E ainda mesmo no centro da vila encontramos muitos mais recantos verdes para o lazer e o descanso.

Por último, de referir ainda que, recentemente, no âmbito do Prémio Europeu de Turismo e Ambiente, o concelho de Ponte de Lima foi incluído na lista dos oito melhores destinos europeus.  Têm de descobrir .

Ana Elena Blanco Montero, Básico Integrado

Sem comentários:

Enviar um comentário