domingo, 19 de maio de 2013

Excursão equestre ao Couto Misto (rota do contrabando)



Duração da actividade: 10 horas (de 09:00 a 19:00)

Horas a cavalo: 4

Grau de dificuldade: baixo

Distancia total: 15 Km.

Esta excursão fez a ligação entre as duas aldeias raianas Tourém e Randim, antigo Couto Misto, por onde se fez, até meados dos anos 70, o contrabando de produtos essenciais às populações. O percurso atravessa uma paisagem singular marcada por caminhos murados, campos de cultivo e carvalhais centenários, para além de permitir o contacto com os usos e costumes das gentes que ainda ali habitam. As atividades propostas ao longo da jornada desenvolvem-se em torno à peculiar história destes territórios.

Às nove e meia da manhã partiremos do ponto de encontro (centro hípico da freguesía de Tourém) para fazer o primeiro trecho a cavalo até ao pólo do eco-museu do Barroso, centro interpretativo do património natural. Depois da visita continuaremos o percurso até à capela de São Lourenço, datada do século XVI, fazendo fronteira com terras galegas.
Às onze e meia (traga um pequeno lanche) visitaremos a cavalo vários pontos de interesse paisagística e histórica pela chamada "raia seca" com um breve ascenso de montanha de dificuldade média.
Às treze e trinta dirigir-nos-emos ao povo de Randím, onde temos preparado o almoço no Restaurante "casa Pepe". No que diz respeito ao almoço, opta-se por refeições que se traduzam em boas experiências gastronómicas, suportadas nos produtos regionais mas com uma preocupação de assegurar uma alimentação equilibrada e saudável. Além disso, e olhando pelo bem estar dos animais, o estabelecimento de restauração também proporciona as melhores condições de apoio ao cavalo, com padok, local de amarração e a possibilidade de fornecer rações e feno.

Depois do almoço, por volta das catorze e trinta, um historiador fará uma introdução à história do Couto Misto para, em seguida, guiar as visitas a cavalo no interior da antiga república independente e o acesso aos principais pontos de interesse.

Ás dezoito horas voltaremos à aldeia de Tourém onde tomaremos um pequeno lanche e faremos um brinde na memória da concórdia e o espírito de liberdade das gentes que habitaram o Couto Misto nos séculos passados.


Segurança e recomendações:

* Fornecer-se-á aos participantes de uma guia de boas práticas e conduta de circulação.
**O centro equestre tem um apólice de seguro que permite a cobertura dos cavaleiros durante o período de tempo que dura o serviço.
***É importante equipar-se com vestuário apropriado, calçado desportivo ou botas de pele, camisola confortável e adequada à época do ano, toque e calças de montar.

S.C., Básico Integrado

Sem comentários:

Enviar um comentário