segunda-feira, 27 de maio de 2013

Um dia em Sintra


Sintra é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa. Existe todo um património litetrário que transformou esta Sintra numa referência quase lendária.

Podemos encontrar em Sintra testemunhos de praticamente todas as épocas da história portuguesa e, não raro, com uma dimensão que chegou a ultrapassar, pela sua importância, os limites deste território.

Também de uma plêiade de conventos de meditação entre penhascos, bosques e fontes: de igrejas, capelas e ermidas, pólos seculares de fé e de arte; enfim, uma unidade cultural intacta numa plêiade de vestígios arqueológicos que apontam para ocupações várias vezes milenárias.


Como chegarem

Se queremos ires de Lisboa podemos apanhar um comboio urbano a linha Azhambuja-Lisboa-Sintra , Á comboios cada pouco tempo 35 minutos. Na ultima estação é onde temos que descer.

Na salida da estação de comboios á padarias onde podemos recuperar a força com doces típicos

Que Visitar

Na saída da estação dos comboios podemos apanhar uma linha de comboio com percurso circular que nos leva ao Castelo dos Mouros e ao Palacio da Pena.

Castelo dos mouros

O Castelo dos mouros é um castelo medieval. O monumento apresenta uma planta orgânica (adaptada ao terreno) cerca de 450 metros de perímetro e 12.000 m² de área. As suas muralhas são constituídas por uma cintura dupla, exterior e interior. A Leste ainda são visíveis troços da muralha exterior, onde se localiza a porta em rodízio de acesso ao recinto. Além das muralhas ameadas, torres e adarves, o conjunto é completado por diversas rampas e escadarias de acesso.
A muralha apresenta cinco torres; A torre na cota mais elevada do terreno, conhecida também por Torre Real, é acedida através de uma escadaria de 500 degraus.
No interior do castelo, próximo ao Portão de Armas, ergue-se uma igreja devotada a São Pedro. É de estilo românico, de pequenas dimensões.

Há que comprar bilhete, os preços são:

ÉPOCA ALTA 2013.CASTELO DOS MOUROS. excelente vista sobre a serra e o mar

CRIANCA. até 5 anos.gratuito
JOVEM. até 17 anos.6 euros
ADULTO. até 64 anos.7 euros
SÉNIOR. 6,5 euros
LISBOA CARD 5 euros

FAMÍLIA (2 adultos e 2 jovens).25 euros
Dica: se vai visitar tambem o Palácio da Pena, a Monserrate ou os Capuchos era bom comprar um bilhete combinado
Dica: se vai visitar também o Palácio da Pena pode apanhar um autocarro no castelo para ir até lá.



COMBINADOS. bilhetes combinados com redução de preços (válido por 30 dias)

PENA + MOUROS ou MONSERRATE ou CAPUCHOS .17 euros| Família54 euros

PENA + PALÁCIO DE SINTRA.2
1euros| Familia66 euros

PENA + PALÁCIO DE SINTRA + MOUROS.25euros| Família 81 euros

PAISAGEM CULTURAL DE SINTRA.
32 euros| Familia 114 euros
Pena + Palácio de Sintra + Mouros + Monserrate + Capuchos




Palacio da pena


Representa uma das melhores expressões do Romantismo arquitectónico do século XIX no mundo, constituindo-se no primeiro palácio nesse estilo na Europa. Em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das Sete maravilhas de Portugal.

Dica: É recomendável levar roupas confortáveis e também sapatos confortáveis. Não é recomendável ir com sapatos de salto alto.
Dica: A visita aos Jardins é indispensável, são maravilhosos.
Ao finalizar a visita, apanhamos o mesmo autocarro de percurso circular e voltamos ao centro de Sintra.
No centro podemos procurar um restaurante para almorçar. Um restaurante muito agradável é o restaurante Alcobaça. Está localizado na parte antiga da cidade. Também está decorado como se fosse uma caverna com estalactites. A comida é muito boa e o tratamento é requintado.

Depois do almoçco podemos visitar o Palacio de Monserrate


Palacio de Monserrate




É um exemplar sugestivo do Romantismo português, ao lado de outros palácios na região, como o Palácio da Pena.

A história deste Palácio é curiosa: Em 1856, a quinta foi adquirida por Sir Francis Cook, um milionário inglês ligado ao comércio. Dois anos depois, Sir Francis Cook trouxe para Sintra, com o objetivo de recuperar a quinta, o arquiteto James Knowles Jr., que se rodeou ainda de três homens talentosos: William Stockdale – paisagista, Francis Burt – jardineiro, e William Nevil – botânico.

Estes homens, inspirando-se nos ideais do Romantismo, criaram jardins mágicos, cheios de surpresas tais como clareiras, relvados, bosques e vegetação exuberante trazida dos mais variados lugares do mundo, num total de mais de mil espécies conjugadas sabiamente.

Em Sintra há muitos lugares interessantes para ver, mas para um dia de visita estes são os mais representativos da cidade.



Outros monumentos interessantes para visitar
Museo do brinquedo
Quinta da Regaleira


Dica geral: vestir roupas confortáveis, sapatos confortáveis, querer passar um dia de caminhada. Também é recomedável, se está a visitar a Lisboa, comprar a Lisboa Card já que assim terá descontos nas visitas aos monumentos de mas importância, assim como no transporte público.

O poeta romântico Lord Byron descreveu Sintra para a sua mãe, numa carta, com estas palavras:
"Sintra pode ser o lugar mais charmoso da Europa em todos os aspectos; contém belezas de todos os tipos, naturais e artificiais Há palácios e jardins que se erguem em meio a rochas, catarata e precipícios, conventos formidáveis sobre picos, vista para o mar e para o rio na distância ... Ele traz consigo toda a imensidão da Escócia e da vegetação do sul da França “.


Viviana Lage, Básico Integrado

Sem comentários:

Enviar um comentário